O Município de Alijó continua a reforçar o seu compromisso com as metas ambientais, tendo registado em 2025 um crescimento na reciclagem de vidro e embalagens. A recolha seletiva de vidro subiu 4,3% em comparação com 2024, enquanto a reciclagem de embalagens aumentou 5,9%.
Já a recolha de papel e cartão teve uma ligeira quebra de 2,8% face ao ano anterior, com um total de 129.198 quilos encaminhados para reciclagem, mantendo ainda assim um resultado considerado positivo.
Ao longo de 2025, foram entregues 178.021 quilos de vidro e 109.067 quilos de resíduos plásticos. Estes números refletem também o impacto das ações de sensibilização promovidas pelo município, com destaque para a campanha “Vidro em Alijó é no Vidrão”, dirigida sobretudo a empresas e ao setor HORECA.
O município sublinha ainda a importância de reforçar hábitos de separação de resíduos, lembrando que, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, continuam a ser depositadas em aterro cerca de três milhões de toneladas de resíduos por ano em Portugal.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















