Valpaços conquista distinção europeia na área da agricultura biológica e do desenvolvimento territorial sustentável. Chaves também entre os três finalistas.

O concelho de Valpaços foi recentemente distinguido a nível europeu como exemplo de excelência na resposta aos desafios das alterações climáticas, através da recuperação de variedades autóctones mais resistentes à seca e às pragas. A distinção reconhece ainda o trabalho desenvolvido na preservação da biodiversidade, no combate à poluição dos solos e das águas, e na mitigação da desertificação social, fatores críticos para a sustentabilidade dos territórios de montanha e de baixa densidade.

Com esta distinção, Valpaços afirma-se como um modelo de governança sustentável, projetando-se como uma referência no contexto das regiões rurais europeias. O concelho integra o Alto Tâmega e Barroso, território que vê reforçada a sua posição como polo internacional em práticas de agricultura biológica e desenvolvimento sustentável.
Chaves, também incluído neste território, alcançou igualmente um lugar entre os três finalistas desta categoria europeia, sublinhando o dinamismo regional e o investimento contínuo em políticas de valorização dos recursos naturais e do mundo rural.
A distinção agora atribuída reflete o reconhecimento do trabalho de décadas das comunidades locais, produtores, autarquias e instituições que têm apostado na resiliência ambiental e na valorização dos produtos endógenos, reforçando o papel do Alto Tâmega e Barroso como exemplo para outros territórios da Europa.

A Redação,
Foto: DR

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorII JORNADAS DE ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO PROMOVEM SINERGIA ENTRE TERAPIAS CONVENCIONAIS E COMPLEMENTARES
Próximo artigoASSEM­BLEIA MUNICIPAL DE MIRANDA DO DOURO ACUSADA DE FALHAR DEVERES LEGAIS DE TRANSPARÊNCIA