Entre o período de 2019 a 2022 foram registadas quase um milhão de dormidas na região do Alto Tâmega e Barroso.

Os dados são do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e foram apresentados pelo presidente da entidade, Luís Pedro Martins, à margem do Fórum Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior, que decorreu no Casino de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar.

De acordo com os mesmos dados, no ano de 2019 o número fixou-se nas 275 mil dormidas, no ano seguinte (2020) houve registo de uma queda de quase 100 mil dormidas devido à pandemia da Covid-19, no entanto em 2021 o saldo foi positivo onde as dormidas aumentaram para perto de 220 mil. No entanto, só o ano de 2022 é que foi considerado o melhor, com mais de 304 mil dormidas registadas no território da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso- CIMAT. De relembrar que a CIMAT engloba os municípios de Montalegre, Chaves, Boticas, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

De acordo com a nota de imprensa enviada ao Canal N “no ano passado as dormidas de hotelaria representaram 81,42% do total, com as dormidas de turismo de habitação e turismo no espaço rural a representar 10,07% do total e as dos estabelecimentos de alojamento local a ter um peso de 8,49%”.

Desde o ano de 2018 que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso tem levado a cabo um conjunto de iniciativas que tem como objetivo principal o reforço do posicionamento turístico da região ligadas ao empreendedorismo e ao património cultural.

Fruto dessas iniciativas já foi possível desenvolver o Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega e Barroso que serviu de base para a implementação de diversas iniciativas de promoção e divulgação do território.

“É uma altura em que registamos números muito interessantes, significando que a estratégia que estamos todos a implementar está a trazer bons resultados” elogiou Luís Pedro Martins e explica que “de um lado, o trabalho da CIMAT, muito articulado com os municípios, mas também apoiando as empresas e articulando com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, por outro lado, o trabalho das empresas oferecendo uma boa qualidade de serviço e permitindo que os turistas passem a palavra e que recomendem que alguns deles também fiquem fiéis ao território. E, ainda, o nosso trabalho, do Turismo do Porto e Norte, de promoção externa em mercados tão distantes como os mercados americano, brasileiro ou canadiano, que hoje chegam aqui à região. Portanto, este é o resultado de um trabalho de muita gente”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina