O madeirense Américo Caldeira, do Clube Aventura, foi o vencedor da primeira prova do Campeonato Nacional de Skyrunning, que se disputou pela primeira vez na Serra dos Passos, no concelho de Mirandela, no passado sábado e que juntou mais de uma centena de atletas em representação de três dezenas de clubes.

Na prova rainha dos 23 quilómetros, Américo Caldeira gastou o tempo de 02 horas, 19 minutos e 8 segundos, conseguindo uma vitória praticamente ao sprint nos derradeiros metros. “A dificuldade da prova foi grande, a concorrência também estiveram a altura, são atletas de elite como eu, estivemos à disputa até à linha da meta e ganhou quem teve mais forças”, afirmou. Quanto ao percurso de estreia da Serra dos Passos, Américo Caldeira disse ser um trilho “muito técnico com dificuldade acrescida e a organização está de parabéns”, acrescentou.

Em femininos, a vencedora foi Sílvia Pereira, da equipa Train Hard Team, que gastou o tempo de 02 horas 58 minutos e 13 segundos a percorrer os 23 quilómetros, confessando que ficou surpreendida pela vitória. “Sinceramente não contava, porque tinha muita concorrência, mas correu-me bem”, revelou a atleta que também teceu rasgados elogios à organização. “Foi uma prova excelente, extremamente técnica, tinha tudo o que o skyrunning precisa. Adorei e é para continuar”.

O melhor atleta da região foi Alírio Sebastião, do Ginásio Clube de Bragança, que conseguiu o 10º lugar da geral. “Um bom resultado, perante a forte concorrência”, admite o vencedor do II trail “Serra de passos”, em novembro do ano passado. “Tenho andado a preparar o trail o contrabando do café, em Paradela, Miranda do Douro, tenho treinado menos, tive uma queda e fracturei duas costelas, ainda estou a recuperar, mas esta é uma prova fantástica é feita mesmo por quem sabe”, afirmou.

No Mini Sky Race, na distância de 10 quilómetros, André Martins (Chaves Running Team) venceu em masculinos e Ana Patrícia Braz do Grupo “Mirandela a Correr”, triunfou em femininos. Uma vitória, em casa, já que é natural de Passos, que a deixou muito satisfeita. “Não estava à espera, porque em novembro, no trail, fiquei em quarto lugar e pensei que nunca iria conseguir vencer, mas foi possível e logo na minha terra por isso adorei”, contou esta jovem atleta que pratica Trail há ano e meio.

Quem também marcou presença na prova dos 10 quilómetros, foi o mirandelense Augusto Fontes, treinador do Clube Escola do Estreito, da Madeira, que é o atual campeão nacional por equipas de Skyrunning. O também treinador da seleção nacional desta modalidade fez questão de fazer uma “perninha” na prova que se realizou pela primeira vez na sua terra. “Inscrevi-me à última da hora, porque só vinha para apoiar a equipa, estive a dar apoio nos 23 quilómetros e ainda consegui chegar a tempo de fazer esta prova de dez quilómetros, já não foi mau”, disse Augusto Fontes considerando ainda que a prova “está interessante e tem todas as condições para continuar a acontecer”.

Hélder Silva, do Mirandela a Correr, que organizou a prova, diz estar “muito satisfeito” pela forma como decorreu a prova e pelo feed-back que recebeu dos participantes. “Acho que correu muito bem, demos um valor muito grande à aldeia e o que é preciso é mesmo trazer o desporto para as aldeias, trazer pessoas e só podemos estar muito satisfeitos”, afirmou.

Hélder entende que estão reunidas as condições para a Serra de Passos passar a constar com assiduidade do calendário do campeonato nacional de Skyrunning. “Aos bocadinhos, vamos cimentar esta prova e ter aqui um evento de excelência”, disse.

A vereadora do Desporto do Município de Mirandela entende ter sido uma aposta ganha, quer em termos desportivos, quer ao nível da promoção do território, em particular das potencialidades da Serra de Passos. “Com os dois trails que já tinham sido realizados, potenciaram a possibilidade de termos esta prova nacional que correu muito bem e esperamos que possam vir outras provas para a nossa serra que tem características ímpares para este tipo de iniciativas”, adiantou Vera Preto.

Também o presidente da junta de freguesia de Passos não tem dúvidas da mais-valia desta prova. “Traz gente de todo o país e das ilhas e serve de alavanca para darmos a conhecer aquilo que temos de bom”, referiu Carlos Grilo.

A Serra de Passos, no concelho de Mirandela, recebeu a primeira prova do Campeonato Nacional de Skyrunning, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, organizada pelo Grupo “Mirandela a Correr”, em parceria com a junta de freguesia de Passos e o Município de Mirandela.

Jornalista: Fernando Pires

Fotos: Bruno Batista

Slider