O centro de apoio à prática de ciclismo no Quadrassal vai ser instalado na antiga escola primária de Vale de Lobo, na freguesia de Cedães, no concelho de Mirandela. O auto de consignação foi assinado na sexta-feira.

Foi em 2020 que a Câmara Municipal de Mirandela viu a sua candidatura para a criação de um centro de cyclin ser aprovada. Ontem foi dado mais um passo, o vice-presidente do município de Mirandela, Orlando Pires, assinou o auto de consignação da empreitada.

Em comunicado, a autarquia explica que “a assinatura deste documento dita o início dos trabalhos de requalificação da antiga escola primária de Vale de Lobo, na freguesia de Cedães, que será convertida numa estrutura desportiva, dispondo de balneários, áreas de lazer, bem como de uma oficina de reparação e lavagem de bicicletas”.

Recorde-se que em 2020, a Câmara Municipal de Mirandela avançou com uma parceria intermunicipal, com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, com o intuito de apresentar uma candidatura conjunta que tinha como objetivo final a criação do “Centro de Cyclin Portugal – Quadrassal”. Esta candidatura foi então aprovada e prevê um investimento total de 230 mil euros, distribuído pelas duas autarquias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O “Centro Cyclin’Portugal Quadrassal” visa divulgar o potencial turístico dos concelhos de Mirandela e Macedo de Cavaleiros através de recursos naturais, garantindo a sua conservação e preservação na ótica do desenvolvimento sustentável. Permite ainda a visitação ordenada da área da Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitária de Romeu), a possibilidade de se apreciar a beleza paisagística associada à degustação de produtos DOP, articulando-se com a prática de atividades de turismo de natureza, nomeadamente a utilização de bicicleta no âmbito do ciclismo e do turismo ativo, bem como permitir o acesso à prática de atividades desportivas a pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo o município, o Centro Cycling do Quadrassal já dispõe de pré-homologação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider