António Luís Marques, Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), participou numa conferência organizada pelo Jornal Económico ECO, esta terça-feira, 8 de outubro, onde deu a conhecer as suas preocupações quanto aos incêndios que aconteceram em Portugal e a falta de investimentos na floresta.

Foi na conferência organizada pelo Jornal Económico ECO que o Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), António Luís Marques, mencionou que o investimento na floresta não pode acontecer ser de curta validade, que acontece numa fase inicial de políticas e  projetos e não tenha continuidade. Não tenha consistência. Assim não é possível dar continuidade a tanto que há a fazer na floresta, que pode demorar décadas.

Portugal tem grande parte do território na posse de privados, qualquer coisa como 90%,  e a esmagadora maioria são pequenos proprietários, com uma média de 0,5 ha, por isso, António Luís Marques questiona com que dinheiro e que dimensão pertendemos garantir financiar, para os que são produtores e para aqueles que somente são proprietários. O que estamos dispostos a pagar para que tenhamos uma melhor gestão da floresta? 

O Diretor Nacional da CAP lamenta que pouco se tenha aprendido depois dos grandes incêndios, dos últimos anos. Considera, sem grandes dúvidas, que é a “falta de compromisso com investimento na prevenção” até porque “ não há falta de estudos ou indicadores que permitem tomar boas decisões nesse sentido”. 

António Luís Marques aponta que a floresta é um importante setor económico para o país, mas que não  terá futuro se não olharmos para a floresta com “outra dimensão, a dimensão da preservação e proteção naturalmente, mas, muito importante a sua dimensão económica”. 

Declarações do Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal, na conferência do Jornal Económico Eco que decorreu dia 8 de outubro com o objetivo de debater o valor económico da floresta nacional. Uma conferência que contou com a presença de vários representantes da fileira florestal, e com a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas.

Foto: Jornal Económico

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorTEMPESTADE CAUSA PREJUÍZOS NA CASTANHA NO CONCELHO DE VALPAÇOS
Próximo artigoLÍNGUA MIRANDESA ENTRE OS PROJETOS APOIADOS PELO PROGRAMA NORTE PONTUAL