A Agência Portuguesa do Ambiente deu luz verde à exploração de lítio na minha do Barroso, em Boticas, no distrito de Vila Real, no entanto, a população não está contente com essa decisão.

Em comunicado, a agência referiu que “ a Savannah [promotora do investimento] pode agora iniciar a próxima fase de desenvolvimento do projeto ao nível do licenciamento ambiental” e explica que “esta é a primeira vez que um projeto de lítio em Portugal tem uma DIA favorável. Como é natural neste tipo de aprovações, a DIA prevê o cumprimento de um conjunto de condições, medidas e compensações e que merecem o acordo da Savannah”.

A Savannah garante que o projeto será desenvolvido de forma responsável. No entanto, nenhum destes fatores faz recuar o descontentamento da população.

O impacto que poderá ter no ambiente e na paisagem local e também na vida dos habitantes são os fatores que fazem contestar os habitantes.

Posto isto, a Savannah garante que vai tentar minimizar os impactos ambientais do projeto.

Segundo avança o jornal Expresso, o projeto de lítio do Barroso já está em lindamente há vários anos, onde, em 2022c ontem uma DIA desfavorável, o que obrigou a Savannah a ter de reformular o estudo de impacto ambiental que, agora, foi aprovado.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorPILOTO DE VINHAIS LIDERA CAMPEONATO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO EM QUADS
Próximo artigoPREJUÍZOS PROVOCADOS PELO MAU TEMPO EM TRÁS-OS-MONTES JÁ ESTÃO A SER AVALIADOS