Este sábado, dia 07 de fevereiro, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo acolhe a apresentação do livro de Lara de Léon, pseudónimo literário de Maria Idalina Alves de Brito.
Natural de Felgueiras, no concelho de Torre de Moncorvo, e residente em Bragança, Maria Idalina Alves de Brito tem uma longa trajetória no panorama literário transmontano. A autora colaborou, entre 1981 e 1982, com o jornal “Verde Planura”, da vila de Izeda, e publicou obras nos domínios da poesia, da ficção, do ensaio e da crítica literária. Entre os seus trabalhos mais destacados encontram-se “Na Margem Esquerda da Ribeira”, “Despedimo-nos, então…”, “Derivações do Ser” e “O Som dos Silêncios”.
Além da produção individual, Lara de Léon coautoria o estudo histórico “Tomé Rodrigues Sobral (1759-1829)” com Aires Antunes Diniz e António José Alves, e integra diversas antologias literárias, como “BdB – Bibliografia do Distrito de Bragança”, “Terra de Duas Línguas II” e “40 Poetas Transmontanos de Hoje I”, entre outras.
A apresentação de “Palavras do Tempo e da Terra” promete ser um encontro enriquecedor para leitores e amantes da literatura regional, destacando a ligação profunda da autora à terra e à memória cultural de Trás-os-Montes.
Jornalista. Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Torre de Moncorvo




















