A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Norte e em colaboração com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), apreendeu 10 toneladas de uvas introduzidas ilegalmente na Região Demarcada do Douro, no concelho de Armamar.

A operação, direcionada ao combate ao tráfico de produtos vitivinícolas, teve como objetivo proteger a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como salvaguardar a integridade económica dos produtores legítimos da região.

No decorrer da fiscalização, foi detetado um armazém com uvas dissimuladas, provenientes de outra região, prontas a serem introduzidas de forma ilícita no circuito produtivo. Além da apreensão, foi instaurado um processo-crime por tráfico de produtos vitivinícolas, identificado um suspeito e recolhida documentação com valor indiciário.

As uvas apreendidas terão como destino a destruição através de vinificação controlada. A ASAE sublinha que continuará a reforçar as ações de inspeção no setor vitivinícola, dada a sua relevância na economia nacional, garantindo práticas leais e a proteção dos consumidores.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: ASAE

banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGD CHAVES COMPLETA HOJE 76 ANOS DE EXISTÊNCIA
Próximo artigoMUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA DISTINGUIDO COM “GRANDE PRÉMIO” NA GALA “AUTARQUIA DO ANO”