A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 214 mil artigos contrafeitos durante a operação “Manufactura”, realizada nas últimas semanas em unidades têxteis e de metalomecânica nos concelhos de Barcelos, Guimarães, Santo Tirso e Fafe.

A ação, conduzida pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, envolveu sete mandados de busca e quatro de pesquisa digital, culminando na detenção de quatro suspeitos. Todos foram constituídos arguidos e ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

No total, foram instaurados sete processos-crime relacionados com contrafação, imitação e uso ilegal de marca, além de venda ou ocultação de produtos. Entre o material apreendido encontram-se peças de vestuário com marcas internacionais, acessórios têxteis, etiquetas, moldes metálicos e maquinaria utilizada no fabrico ilícito.

A ASAE destaca que um dos operadores fiscalizados é reincidente, sublinhando a necessidade de uma atuação contínua para travar práticas que prejudicam a concorrência e afetam o normal funcionamento do mercado. A entidade reforça ainda que a contrafação é um crime associado ao branqueamento de capitais e garante que manterá ações rigorosas de inspeção e prevenção criminal para proteger consumidores e titulares de marcas.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorAGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALPAÇOS ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS COM CORDÃO HUMANO SIMBÓLICO
Próximo artigoCCDR NORTE CELEBRA PATRIMÓNIO DO DOURO COM ESPETÁCULO CRIADO POR ESTUDANTES