A Associação Douro Histórico (ADH) reuniu em Assembleia Geral no passado dia 15 de dezembro de 2025 para eleger os seus novos órgãos sociais, que irão conduzir a instituição ao longo do triénio 2025–2028.

Da votação resultou a eleição de Helena Lapa, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, para a presidência da Direção, enquanto Alexandre Favaios, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, assume a liderança da Mesa da Assembleia Geral.

A renovação dos órgãos sociais ocorre num momento particularmente relevante para a ADH, coincidindo com o arranque do novo ciclo de programação do PEPAC 2030. Este novo enquadramento estratégico traz consigo desafios acrescidos para a associação, que continua a desempenhar um papel central enquanto Grupo de Ação Local (GAL) na definição e execução de políticas de desenvolvimento local sustentável.

A composição dos órgãos agora eleitos garante uma representação equilibrada dos sete municípios que integram a Associação Douro Histórico — Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real — reforçando a cooperação institucional e a articulação entre o setor público, privado e social.

Com esta nova equipa dirigente, a ADH inicia um novo ciclo com uma estratégia reforçada, orientada para a valorização do território duriense, a dinamização das comunidades locais e o apoio aos agentes que diariamente contribuem para afirmar o Douro como um território de desenvolvimento, inovação e oportunidades.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorALFÂNDEGA DA FÉ LANÇA I CLUBE DE LEITURA COM PARTICIPAÇÃO DE PEDRO GIESTAS
Próximo artigoSABROSA CELEBRA NATAL DAS ESCOLAS COM MENSAGEM DE SUSTENTABILIDADE E UNIÃO