O incêndio florestal que deflagrou na manhã desta sexta-feira, 8 de agosto, na localidade de Alvadia, freguesia de Cerva e Limões, no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, continua ativo e a mobilizar um reforço significativo de meios no terreno.
Segundo a atualização mais recente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), feita às 17h12, estão agora envolvidos 207 operacionais, apoiados por 72 meios terrestres e 6 meios aéreos no combate às chamas. O fogo, que consome essencialmente área de mato, está a ser monitorizado de forma permanente pelas autoridades.
As condições meteorológicas no local mantêm-se estáveis, com temperatura constante de 23,23 °C, humidade relativa de 43%, vento moderado de 8,82 km/h proveniente de Sul, pressão atmosférica de 1016 hPa e céu limpo.
Até ao momento, não há registo de populações ou habitações em risco, mas as equipas de proteção civil mantêm-se em alerta, dada a evolução incerta do incêndio em zona de difícil acesso. O alerta foi inicialmente dado às 07h21 através do 112, com o primeiro despacho operacional a ocorrer às 07h34, apenas 13 minutos depois e continua ativo até ao momento.
A Proteção Civil reforça o apelo à população para respeitar a Situação de Alerta em vigor em todo o território continental, evitar comportamentos de risco e seguir rigorosamente as instruções das autoridades.
Jornalista: Vitória Botelho