O Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço reuniu, a semana passada, com representantes do Governo para avaliar os prejuízos causados pelo mais recente incêndio que atingiu o concelho e zonas envolventes. O encontro teve lugar em Sernancelhe e contou com a presença de vários autarcas da região.
Estiveram presentes o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e o Ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, num esforço conjunto para analisar os danos e definir as medidas de apoio a aplicar às populações e atividades económicas afetadas.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de resposta imediata, mas também planos de médio e longo prazo com vista à recuperação dos setores agrícola, florestal e empresarial. “O Presidente da Câmara de Tabuaço destacou a importância da cooperação entre Governo e autarquias, defendendo uma resposta célere e eficaz para que os apoios cheguem rapidamente às comunidades mais afetadas” pode ler-se na nota da autarquia, à margem da reunião.
Entretanto, o município de Tabuaço já iniciou um processo de levantamento dos prejuízos junto da população. Esta ação está a ser desenvolvida em colaboração com técnicos da autarquia e com os presidentes de Junta das freguesias atingidas pelo fogo.
A iniciativa visa reunir informação detalhada sobre os danos materiais e produtivos, como base para a ativação de mecanismos de apoio e compensação às vítimas dos incêndios.
Jornalista: Vitória Botelho

