O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, António Medeiros, está a pedir ao governo que declare situação de catástrofe em resposta aos danos causados pela tempestade Kirk na Serra da Padrela, que abriga a maior mancha de castanha judia da Europa. 

A tempestade resultou numa quebra de produção que ronda os 50%, deixando os produtores desolados e preocupados com o futuro da colheita.

Esta situação aconteceu a duas a três semanas da apanha da castanha e da tradicional Feira da Castanha Judia em Carrazedo de Montenegro, um momento crucial para a economia local. 

Os produtores expressam a sua angústia, temendo que os prejuízos financeiros afetem não apenas as suas colheitas, mas também a vitalidade da comunidade que depende da castanha judia.

Tanto o autarca como os produtores aguardam ansiosamente por apoios governamentais, solicitando que a assistência chegue com a mesma rapidez demonstrada durante a época dos incêndios. A situação é crítica e a esperança é que o governo reconheça a gravidade dos danos e intervenha para ajudar a salvar o que resta da colheita.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N

Design sem nome (5)
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorLÍNGUA MIRANDESA ENTRE OS PROJETOS APOIADOS PELO PROGRAMA NORTE PONTUAL
Próximo artigoDOIS DETIDOS POR TRÁFICO DE DROGA EM ALFÂNDEGA DA FÉ