O Regulamento de concessão de apoio financeiro, destinado ao desenvolvimento da produção pecuária no concelho, já se encontra em vigor há um ano.

O Município de Murça reforçou o apoio financeiro que é concedido aos titulares de explorações agropecuárias existentes no concelho, aumentando o valor atribuído por animal.

Anteriormente, nos bovinos a comparticipação por cabeça era de quatro e cinco euros, mas passa agora a ser de 15 euros. Já para os ovinos e caprinos o aumento foi quatro vezes superior, sendo agora, pago a quatro euros por cabeça. No caso dos suínos a quantia paga por cabeça é de 10 euros (mais 5 euros que em 2020).

Em comunicado, a autarquia explica que o “programa está, essencialmente, vocacionado para as pequenas explorações agropecuárias, por norma, de natureza familiar, e que pretende colmatar as dificuldades em manter os custos associados à produção, a alimentação, a energia, os combustíveis e também os valores despendidos com as acções de profilaxia sanitária”.

O objetivo é “chegar ainda a mais produtores, incentivando-os a criar melhores condições na produção pecuária local, e ao mesmo tempo, sensibilizando-os para a importância do cumprimento das regras de saúde animal, e por conseguinte a saúde pública”, esclarece a Câmara Municipal de Murça.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider