As eleições autárquicas de domingo trouxeram mudanças significativas no distrito de Bragança, com duas câmaras municipais a mudarem de cor política. O Partido Socialista (PS) conquistou a Câmara de Bragança, enquanto o Partido Social Democrata (PSD) recuperou o poder em Macedo de Cavaleiros.

Em Bragança, após mais de duas décadas de liderança social-democrata, o PS venceu com 50,31% dos votos, elegendo Isabel Ferreira como nova presidente da autarquia. A socialista sucede a Paulo Xavier (PSD), que obteve 41,42% da votação.

Já em Macedo de Cavaleiros, o resultado foi o oposto. O PSD recuperou a presidência perdida há oito anos, com Sérgio Borges, ex-presidente da junta de freguesia local, a vencer com 49,43% dos votos, destronando o socialista Benjamim Rodrigues, que liderava o município há dois mandatos.

Nos restantes 10 concelhos do distrito, mantiveram-se as lideranças.

Em Alfândega da Fé, Eduardo Tavares (PS) garantiu um segundo mandato com 49,43%, enquanto em Mirandela, o também socialista Vítor Correia assegurou a vitória com 38,49%, na sua primeira eleição direta após ter sucedido a Júlia Rodrigues. O PS manteve ainda Vinhais, onde Luís Fernandes venceu com 51,94%, reforçando a maioria socialista no norte do distrito.

No Planalto Mirandês, a hegemonia laranja continua intacta. O PSD manteve as autarquias de Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro. António Santos venceu em Vimioso com 52,98%, António Pimentel em Mogadouro com 61,44%, e Helena Barril em Miranda do Douro com 47,57%, todos social-democratas.

Mais a sul, o PSD consolidou posições em Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo. Pedro Lima foi reeleito em Vila Flor com 62,10%, João Gonçalves manteve Carrazeda com 55,77%, e José Meneses confirmou o favoritismo em Torre de Moncorvo com 59,45%. Neste último concelho, tal como em Bragança, o autarca já exercia funções desde 2024 após a eleição de Nuno Gonçalves para a Assembleia da República.

Em Carrazeda de Ansiães, destaque ainda para o Chega, que se tornou a segunda força política mais votada, com 27,04%, ultrapassando o PS, que não foi além dos 10,12%.

Por fim, em Freixo de Espada à Cinta, o PS manteve a autarquia com Nuno Ferreira a renovar o mandato com 61,67% dos votos.

Apesar das mudanças em Bragança e Macedo de Cavaleiros, o distrito mantém-se maioritariamente social-democrata, com sete câmaras sob gestão do PSD, duas delas em coligação com o CDS-PP, e cinco controladas pelo PS.

Jornalista: Vitória Botelho

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPROJETO XPTO PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DE PARTILHA NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA
Próximo artigoPS GARANTE ESTABILIDADE POLÍTICA EM VILA REAL, CHEGA ESTREIA-SE NA VEREAÇÃO