Os trabalhos para a elaboração do projeto de reabilitação integral da Ponte Machado Vaz em Mirandela continuam a decorrer, com foco na avaliação detalhada do estado estrutural da infraestrutura. Atualmente, estão em curso as ações de Inspeção Visual e Mapeamento de Anomalias, que incluem técnicas de carotagem, método que permite examinar a qualidade e a resistência dos materiais de betão em profundidade.
Entre as etapas já concluídas destacam-se o Levantamento Topográfico e Nivelamento (28 e 29 de agosto), os Ensaios de Caracterização Dinâmica (9 e 10 de setembro), a Batimetria do leito do rio (15 a 19 de setembro) e o Levantamento de pormenor com recurso a drone (também entre 15 e 19 de setembro).
Nesta fase, os trabalhos de Inspeção Visual e Mapeamento de Anomalias sem veículo especial decorrem entre os dias 13 a 16 e 22 a 24 de outubro, enquanto a próxima etapa, Inspeção com veículo especial, está prevista para 23 de outubro.
O projeto é desenvolvido pela A2P Consult, sob coordenação do Engenheiro Júlio António da Silva Appleton, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (1986–2011) e especialista em estruturas de betão e durabilidade. Com uma carreira de cinco décadas dedicada à engenharia estrutural, Appleton é autor de mais de 240 publicações, orientou nove teses e presidiu entidades de referência como o GPBE e o Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros. Cofundador da A2P Consult, foi distinguido com a Medalha de Mérito da FIB (2000), em reconhecimento ao seu contributo excecional para a engenharia em Portugal.
A intervenção na Ponte Machado Vaz visa garantir a segurança, durabilidade e funcionalidade da estrutura, assegurando a preservação de um importante elemento da rede viária e patrimonial.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Mirandela