O projeto de requalificação da Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, foi selecionado para a segunda fase dos European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Awards 2026, uma das distinções mais prestigiadas no panorama europeu da arquitetura contemporânea.

Da autoria do arquiteto António Belém Lima, em colaboração com a NRV-Norvia, o arquiteto paisagista Frederico Meireles e a equipa de iluminação Ramos Fernandes – Bega/Lledo, a intervenção transformou a principal artéria de Vila Real num espaço mais acessível, sustentável e centrado nas pessoas. Concluída em 2021, com um investimento de cerca de dois milhões de euros financiado maioritariamente por fundos europeus (PEDU), a obra privilegiou a mobilidade pedonal, a inclusão e a valorização do património urbano.

Entre os elementos distintivos do projeto destacam-se a criação de zonas de estadia e lazer, a integração harmoniosa do traçado histórico, com destaque para o diálogo visual entre o Palácio dos Marqueses de Vila Real e o Convento de São Domingos, e a utilização de materiais sustentáveis e vegetação autóctone.

A nomeação para os Mies Awards reconhece a qualidade técnica, social e ambiental da intervenção, colocando Vila Real entre as referências europeias no campo da arquitetura contemporânea e reforçando o compromisso do município com o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização do espaço público.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Vila Real

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorVINHAIS DISTINGUE MELHORES EXEMPLARES DAS RAÇAS CHURRA GALEGA E CABRA PRETA DE MONTESINHO
Próximo artigoMÁRCIO ARAÚJO VENCE A SUPER ESPECIAL DOURO NO PESO DA RÉGUA