Chama-se “A menina do laço by Benedita” e é um projeto criado por uma avó que cria laços coloridos para ajudar a neta, que sofre de Perturbação de Espetro de Autismo (PEA), a pagar as terapias.

É sob o mote “Enquanto houver laços há abraços” que Joaquina Moreira, natural do concelho de Vimioso e avó de Benedita, iniciou um projeto para arrecadar alguns fundos monetários, para apoiar as terapias da neta. Segundo a própria, atualmente as consultas de uma hora têm o valor de 45 euros e não são comparticipadas pelo Estado, o que significa que toda ajuda é bem-vinda.

Benedita tem seis anos e foi-lhe diagnosticada a PEA, uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos.

Joaquina conta que quando a neta nasceu “costumava fazer laços para a menina, para combinar com as roupas dela”, depois da doença diagnosticada, “surgiu a ideia de vender os laços nas feiras do concelho”. O valor dos acessórios, que reverte para as terapias, vai desde o 1,50 e os 6 euros.

Joaquina Moreira cria laços coloridos de vários tamanhos.

O material é todo adquirido pela avó que depois dá asas à imaginação. “É nas horas vagas, principalmente, à noite é que me dedico a fazer os lacinhos”. São de vários tamanhos e há cores para todos os gostos.

A forma mais rápida para ajudar e adquirir os laços é através do Facebook “A menina do laço by Benedita“, sendo o método de entrega pelo Correio.

Acessórios custam entre 1,50 e os 6 euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Fotos: Canal N

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n