Entre os dia 8 e 11 de dezembro, Macedo de Cavaleiros recebe mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, com mais de uma dezena de restaurantes aderentes.

Nesta última década, o Azedo tem vindo a ganhar cada vez mais destaque. Com o frio a apertar em todo o Nordeste Transmontano, a comida de conforto ganha terreno na hora em que se escolhe uma refeição. Ao longo deste Fim de Semana Gastronómico, mais de uma dezena de restaurantes vai ter este enchido como peça central das respetivas cartas.

“O Azedo é um daqueles enchidos que mostra como as pessoas no nosso território sempre souberam aproveitar tudo o que os animais tinham para nos dar”, salienta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Este enchido é uma iguaria feita à base da massa de alheira, mas sem o alho. Normalmente servido com grelos de nabiça ou espigos de couve, “o Azedo tem um elevado potencial de adesão e tem vindo a ganhar mais adeptos junto dos comensais que nos visitam, cada vez mais rendidos a este enchido com um sabor mais ácido do que aquilo a que estamos habituados no fumeiro transmontano”, frisa o autarca.

Com esta iniciativa, Benjamim Rodrigues procura potenciar “o turismo gastronómico, uma das vertentes que pode levar o nome do município além das fronteiras, ao mesmo tempo que constitui como mais uma forma de ajudar a dinamizar a economia local”. O autarca afirma mesmo que “são já muitas as pessoas que vêm de longe, incluindo de Espanha, para provar o que se faz na nossa cozinha”.

“De forma integrada, e com a participação dos empresários locais, acreditamos que é possível ao longo de seis meses, em seis fins de semana específicos, promover seis produtos típicos de Macedo de Cavaleiros”, diz ainda.

Jornalista: Lara Torrado

Slider