A Azinheira da Póvoa, um dos ex-líbris naturais de Miranda do Douro, foi selecionada para o lote das dez finalistas ao título de “Árvore do Ano Portugal 2026”, iniciativa promovida pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. A votação, aberta exclusivamente online, decorre entre hoje, 3 de dezembro, e 7 de janeiro.

Situada no Planalto Mirandês, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, esta azinheira centenária destaca-se pelo seu porte imponente e pela forte ligação à identidade local. Classificada como Arvoredo de Interesse Público, é reconhecida como a maior azinheira do parque, desempenhando um papel vital na preservação do azinhal que a rodeia e servindo de refúgio para várias espécies da fauna regional.

Para o Município de Miranda do Douro, a presença da árvore entre as finalistas é motivo de orgulho e sublinha o valor ambiental, cultural e simbólico deste exemplar único, que há gerações marca a paisagem e a vivência das comunidades locais.

A autarquia apela à participação de todos na votação, lembrando que o apoio popular poderá levar a Azinheira da Póvoa a representar Portugal na fase europeia do concurso “Tree of the Year”.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorAUREA ENCANTA TORRE DE MONCORVO EM CONCERTO ACÚSTICO QUE ASSINALOU OS 75 ANOS DO CINETEATRO
Próximo artigoFUNDAÇÃO DA CASA DE MATEUS CELEBRA 55 ANOS COM PROGRAMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR