“Fabrica do Azeite” é o novo espaço no Porto dedicado ao azeite transmontano e duriense, biológico e com selo DOP (Denominação de Origem Protegida), que mostra como o olival português pode “casar” com a indústria têxtil em prol da economia circular e sustentável.

O que é que t-shirts, sweatshirts, hoodies, joggers ou casacões têm a ver com azeitonas? E o que fazem ao lado de um lagar e de outros produtos selecionados como vinhos e vinagres, mel e compotas, frutos secos e biscoitos, chás e infusões, chocolates, conservas variadas e afins?

São perguntas feitas por quem visita este local situado na baixa da cidade do Porto, um espaço dedicado sobretudo ao “ouro verde” de Trás-os-Montes e Alto-Douro, mas também a outras mercearias gourmet, para venda e degustação.

A “Fábrica do Azeite” disponibiliza uma linha de vestuário 100% biológica e sustentável porque o olival que a “alimenta” começou a escoar o bagaço de azeitona para a indústria têxtil colorir roupa com técnicas naturais e matérias-primas orgânicas, livres de compostos sintéticos e/ou químicos.

Este subproduto resulta da transformação do fruto das oliveiras da Quinta do Prado, em Vila Flor, berço do azeite biológico “Acushla“. O primeiro passo no aproveitamento do azeite transmontano está a ser dado, para já, dentro do próprio grupo empresarial têxtil Tetribérica, detentor da marca olivícola, uma insígnia de roupa confortável de corte sportswear e fitness wear, feita com matérias-primas sustentáveis.

A marca é “uma das mais premiadas do mercado português, com mais de 100 galardões nacionais e internacionais em 15 anos, e exporta em paragens como a Suíça, Itália, Japão, China, Estados Unidos da América, Reino Unido, Grécia, Israel, Argentina, Dubai, Brasil, França, Alemanha, Canadá, Espanha”, segundo o empresário da Fábrica do Azeite e do Acushla, Joaquim Moreira.

“O que é um desperdício, para uns, é para outros, como nós, uma matéria-prima. Que dá expressão a uma outra forma de estar. E de fazer, a pensar na sustentabilidade do planeta”, acrescenta.

A loja, inaugurada em dezembro de 2021, possui um lagar e, em altura de colheita, extrai azeite para provas no local, que podem ser robustecidas com “tapas”.

Jornalista: Sara Teixeira

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorAUTORIZADO MEDICAMENTO PARA TRATAR A COVID-19
Próximo artigoCÂMARA DE BRAGANÇA VAI RESGATAR IGREJA VENDIDA EM HASTA PÚBLICA