Já arrancaram os trabalhos de reabilitação e automatização das oito comportas da Barragem da Ponte Europa, em Mirandela. A intervenção, que representa um investimento de quase dois milhões de euros por parte da Câmara Municipal, visa garantir maior segurança na gestão do caudal do rio Tua, uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos da região e a redução do risco de acidentes, sobretudo em situações de cheia.

O projeto contempla duas grandes componentes, a primeira diz respeito à reabilitação estrutural das comportas existentes, com substituição de materiais degradados, reforço das estruturas metálicas e implementação de sistemas de energia redundante, como a instalação de geradores de emergência. A segunda componente refere-se à automatização total do sistema de regulação das comportas, que passará a operar com base num algoritmo, sendo apenas supervisionado por técnicos através de um sistema digital.

Atualmente, uma das oito comportas já foi totalmente restaurada, encontrando-se agora em condições plenas de operacionalidade. Esta primeira intervenção serviu também como referência para ajustar procedimentos nas restantes comportas que serão alvo de intervenção ao longo dos próximos meses. Segundo Orlando Pires, Vice-Presidente da Autarquia de Mirandela, “A comporta encontrava-se numa situação de limite, em que já estava no limite da sua capacidade, pondo em causa aqui as questões de segurança da barragem. O trabalho na primeira comporta revelou que esta intervenção era urgentíssima! O motivo, o principal motivo da intervenção, teve a ver com a segurança da própria barragem, das comportas… Esse foi o principal motivo. Com as comportas restabelecidas, permitindo que a barragem tenha segurança, e permite que sejam instalados componentes electrónicos para que as comportas passem a funcionar de forma automática. Abrir e fechar de forma automática, o que não acontecia antes. Então, resumindo, foi feita uma manutenção integral, substituição de vedantes e outros materiais que eram o desgaste. Foi feito o restauro da Comporta como já vimos, pintura e tudo isso. Havia situações em que já estavam os próprios parafusos e juntas calcinadas por isso era urgente” referiu Orlando pires.

Apesar da complexidade da obra, os trabalhos decorrem dentro do cronograma inicialmente previsto, segundo afirma o autarca. O arranque oficial da intervenção aconteceu no início de abril e o prazo de execução global mantém-se nos 18 meses, com conclusão estimada para o final de 2026. “Mantém-se o cronograma, estamos a cumprir o prazo. Com esta intervenção, já podemos antecipar aquilo que vamos encontrar nas restantes sete” sublinha Orlando Pires.

Além das melhorias técnicas e operacionais, esta obra representa também uma valorização da infraestrutura e do território, colocando Mirandela na linha da frente no que diz respeito à modernização de sistemas hidráulicos e de proteção ambiental. Orlando Pires reforça que estas melhorias “vão permitir estabilizar o caudal do Rio Tua, que serve Mirandela em fins múltiplos. E quais são esses fins múltiplos? A produção de energia elétrica na mini-hídrica, caudal para que a praia fluvial possa funcionar, sobretudo na época balnear como é óbvio, também caudal para que o rio Tua permita a prática de desportos náuticos, de recreio, uso, lazer e também de competição. E permitir que possa ser captada a água para efeitos de rega dos jardins e por isso, as comportas, além da segurança com o caudal estável, permitem todas essas situações” conclui o Vice-Presidente da Câmara de Mirandela.

Durante a execução dos trabalhos, a circulação automóvel no tabuleiro da ponte poderá sofrer alguns condicionamentos temporários, sendo pedido o entendimento da população para eventuais transtornos.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorAZEITE DA QUINTA DA PACHECA CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM CONCURSO INTERNACIONAL NO BRASIL
Próximo artigoPRAÇA DO MUNICÍPIO VESTIU-SE DE MODA COM O BOTICAS FASHION