O anúncio foi feito pelo próprio município, em comunicado através das redes sociais.

A Barragem de Bastelos é a fonte do abastecimento de água à vila de Mogadouro e a muitas das aldeias. Mas de acordo com a autarquia, neste momento encontra-se “com um nível de água muito baixo”, numa cota que não era atingida há cerca de 20 anos.

Na nota publicada e assinada pelo presidente da Câmara Municipal, “a falta de chuva e o aumento violento da temperatura” são os factores apontados por António Pimentel pela descida de água na albufeira.

A situação que preocupa o município é também a falta de qualidade de água. “Ao existir menos água nesta bacia, os nutrientes que ali estão depositados adensam-se e o sistema de decantação pode não conseguir responder com a qualidade desejada, levando a que a água chegue às torneiras dos consumidores com alguns parâmetros alterados”, explica.

Segundo António Pimentel, o elemento da água de Bastelos que maiores inconvenientes tem causado, é o manganês, que lhe confere uma coloração acastanhada.

A Câmara de Mogadouro pretende arranjar soluções o mais rápido possível e uma delas será a construção da nova Estação de Tratamento de Águas de Bastelos, assim como a construção da adutora Brunhosinho/ Mogadouro será uma prioridade. O obejtivo é “substituir a água de Bastelos pela do Douro e assim eliminar definitivamente este problema”, lê-se na mesma nota.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Mogadouro

Slider