A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião foi distinguida como uma das vencedoras do concurso nacional “50 Listas”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). Entre 430 candidaturas de todo o país, apenas 50 escolas foram selecionadas, cada uma recebendo 2000 euros para reforçar os seus fundos documentais.
Segundo a autarquia, o concurso visou “garantir coleções mais diversificadas, atuais e ajustadas aos diferentes perfis de leitores”. A seleção teve em conta critérios de “qualidade, diversidade e representatividade”, com foco no leitor como centro das escolhas.
Esta distinção reconhece “a qualidade do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Escolar” e representa uma oportunidade para “enriquecer o acervo com novos títulos que reforçam o gosto pela leitura e apoiam o desenvolvimento da literacia dos alunos”.
A comunidade educativa é agora convidada a explorar os novos livros que chegarão à Biblioteca, “a descobrirem histórias e partilharem leituras”, tornando a leitura num “hábito transformador”.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Santa Marta de Penaguião
