A Biblioteca Municipal de Lamego recebeu uma sessão dedicada à vida e obra do escritor Guerra Junqueiro, integrada na iniciativa cultural da Rota Literária do Douro, que pretende valorizar e divulgar autores ligados à região.

A sessão foi dinamizada por Rui Constâncio, em representação da Biblioteca Municipal de Freixo de Espada à Cinta, e contou com a participação de alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, que assistiram à apresentação dedicada a um dos nomes mais marcantes da literatura portuguesa.

Este projeto tem como objetivo dar a conhecer autores locais para além dos seus concelhos de origem, promovendo a circulação de conteúdos literários entre bibliotecas da região duriense e incentivando o contacto dos mais jovens com o património literário.

A sessão contou ainda com a participação de João Pedro Melo, que declamou vários poemas de Guerra Junqueiro, considerado um dos mais aclamados poetas portugueses na transição do século XIX para o século XX.

A iniciativa prossegue esta sexta-feira, dia 6, com Lamego a deslocar-se a Mesão Frio para apresentar a obra de Fausto Guedes Teixeira, reconhecido como o mais conceituado poeta lamecense e uma das figuras relevantes da lírica nacional da sua época.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Lamego

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorALIJÓ RECEBE PALESTRA SOBRE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS E O INVERNO DE 2025-2026
Próximo artigoMERCADO MUNICIPAL RECEBE HOMENAGEM ÀS MULHERES EM INICIATIVA DEDICADA ÀS MEMÓRIAS E AO ENVELHECIMENTO ATIVO