Uma jovem de 22 anos deu à luz uma menina na madrugada de quinta-feira, num parto realizado dentro de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta. Tanto a mãe como a bebé encontravam-se, à chegada dos meios de emergência, “aparentemente bem de saúde”.
De acordo com a informação do Serviço Municipal de Proteção Civil, o alerta foi dado às 05h01. A equipa de socorro chegou ao local às 05h21, onde rapidamente percebeu que o nascimento era iminente. O parto acabou por acontecer às 05h30, já no interior da Ambulância de Socorro (ABSC), conduzido pelos bombeiros Pedro Pinto e Fábio Faustino, cuja atuação foi publicamente reconhecida pelo município.
Para o local foi igualmente mobilizada a ambulância SIV de Mogadouro, do INEM, tripulada por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar. No entanto, quando a equipa avançada chegou, o parto já estava concluído e mãe e bebé encontravam-se estáveis.
O Serviço Municipal de Proteção Civil sublinha o profissionalismo e a prontidão dos operacionais envolvidos, destacando a importância da resposta rápida e coordenada na assistência pré-hospitalar.
A Redação,
Foto: DR


















