O projeto “Vida Segura com a Natureza” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro foi um dos cinco vencedores nacionais da edição de 2023 dos Prémios ao Valor Social da Fundación CEPSA, entre 94 candidaturas e vai receber um prémio no valor de 15 mil euros.

Os prémios ao Valor Social, promovido pela Fundación CEPSA, visa “impulsionar iniciativas que promovam o bem-estar, com enfoque em projetos sociais para a inclusão e qualidade de vida de grupos desfavorecidos, assim como em iniciativas sustentáveis para a transição energética”, explica.

“Vida Segura com a Natureza” é um projeto que pretende reforçar a preparação e capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro perante desastres naturais e emergências locais. “A sua relevância destaca-se num contexto de território de baixa densidade e população envelhecida, abrangendo as cinco freguesias da sua Área de Intervenção no Concelho de Alijó: Sanfins do Douro, Vilar de Maçada, Vila Verde, Pópulo, Ribalonga e Vila Chã”, refere a associação, em comunicado.

O projeto propõe dar resposta aos recursos financeiros e humanos limitados, que resultam em desafios significativos em termos de tempo de resposta a desastres naturais, questões ambientais e a presença de uma população envelhecida, que geralmente enfrenta desafios adicionais em situações de desastres, como mobilidade reduzida e maior vulnerabilidade.

Como objetivos apresenta a melhoria da capacidade de resposta imediata dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, minimizar o impacto ambiental através de práticas sustentáveis durante as operações e envolver ativamente a comunidade local na prevenção de desastres, atendendo às necessidades específicas da população idosa.

“As estratégias adotadas incluem, numa primeira fase, a identificação precoce de riscos e medidas de mitigação e prevenção, considerando as particularidades do território na Área de Intervenção, ações formativas, ações de sensibilização à população, bem como a aquisição de equipamentos ambientalmente sustentáveis, investigação aplicada em parceria com centros de investigação e o apoio específico à população idosa neste contexto”, explica.

Para esse efeito, será constituído um grupo de trabalho, liderado pelo Comandante Bruno Girão, o segundo Comandante João Rocha, elementos do Corpo Ativo e por Hugo Vilela, vice-presidente da mesa da Assembleia Geral e gestor do projeto.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Bombeiros Sanfins do Douro

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Artigo anteriorMULHER FICA COM PULSEIRA ELETRÓNICA POR ESFAQUEAR COMPANHEIRO
Próximo artigoDEPÓSITO CHEIO E CARTEIRA FELIZ: DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL