O projeto “Vida Segura com a Natureza” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro foi um dos cinco vencedores nacionais da edição de 2023 dos Prémios ao Valor Social da Fundación CEPSA, entre 94 candidaturas e vai receber um prémio no valor de 15 mil euros.

Os prémios ao Valor Social, promovido pela Fundación CEPSA, visa “impulsionar iniciativas que promovam o bem-estar, com enfoque em projetos sociais para a inclusão e qualidade de vida de grupos desfavorecidos, assim como em iniciativas sustentáveis para a transição energética”, explica.

“Vida Segura com a Natureza” é um projeto que pretende reforçar a preparação e capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro perante desastres naturais e emergências locais. “A sua relevância destaca-se num contexto de território de baixa densidade e população envelhecida, abrangendo as cinco freguesias da sua Área de Intervenção no Concelho de Alijó: Sanfins do Douro, Vilar de Maçada, Vila Verde, Pópulo, Ribalonga e Vila Chã”, refere a associação, em comunicado.

O projeto propõe dar resposta aos recursos financeiros e humanos limitados, que resultam em desafios significativos em termos de tempo de resposta a desastres naturais, questões ambientais e a presença de uma população envelhecida, que geralmente enfrenta desafios adicionais em situações de desastres, como mobilidade reduzida e maior vulnerabilidade.

Como objetivos apresenta a melhoria da capacidade de resposta imediata dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, minimizar o impacto ambiental através de práticas sustentáveis durante as operações e envolver ativamente a comunidade local na prevenção de desastres, atendendo às necessidades específicas da população idosa.

“As estratégias adotadas incluem, numa primeira fase, a identificação precoce de riscos e medidas de mitigação e prevenção, considerando as particularidades do território na Área de Intervenção, ações formativas, ações de sensibilização à população, bem como a aquisição de equipamentos ambientalmente sustentáveis, investigação aplicada em parceria com centros de investigação e o apoio específico à população idosa neste contexto”, explica.

Para esse efeito, será constituído um grupo de trabalho, liderado pelo Comandante Bruno Girão, o segundo Comandante João Rocha, elementos do Corpo Ativo e por Hugo Vilela, vice-presidente da mesa da Assembleia Geral e gestor do projeto.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Bombeiros Sanfins do Douro

Slider