Alheira de Mirandela e o restaurante “Maria Rita” do Romeu já foram distinguidos nestes concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular é a nona edição realizada desde 2007 deste tipo de concursos e o distrito brigantino tem boas recordações com a alheira de Mirandela eleita como uma das sete maravilhas da gastronomia, em 2011, a praia fluvial do Azibo uma das maravilhas das praias de Portugal, em 2012, Rio de Onor escolhida como uma das maravilhas aldeias de Portugal, em 2017, o restaurante Maria Rita do Romeu, uma das sete maravilhas à mesa, em 2018 e a amêndoa coberta de Torre de Moncorvo e o mel biológico do parque natural de Montesinho que o ano passado integraram o painel final das sete maravilhas doces de Portugal.
Para as 7 Maravilhas da Cultura Popular estão nomeadas 471, 27 das quais são do distrito de Bragança, distribuídas por 10 concelhos, sendo que apenas Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo não têm qualquer candidatura nomeada.
Miranda do Douro é o concelho com mais nomeações, tem sete. Bragança e Vinhais têm quatro candidaturas nomeadas, cada. Mirandela e Freixo de Espada à Cinta têm três. Vimioso tem duas e Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mogadouro têm uma candidatura nomeada.
O concurso tem sete categorias da cultura popular: Artesanato; lendas e mitos; festas e feiras; procissões e romarias; músicas e danças; rituais e costumes; e artefactos.
No artesanato, estão nomeadas cinco do distrito: os escrinhos de Vimioso, as cantarinhas de Pinela (Bragança), a arte da seda de Freixo de Espada à Cinta, a tanoaria de Palaçoulo (Miranda do Douro) e a tapeçaria de Lamas de Orelhão (Mirandela).
Na categoria de lendas e mitos também há cinco candidaturas do distrito: a lenda se São Facundo de Vinhais, a lenda de Freixo de Espada à Cinta, a lenda da caramonica de Palaçoulo (Miranda), a lenda do Rei de Orelhão (Mirandela) e a lenda das sete irmãs de Bragança.
Na categoria de procissões e romarias, o distrito tem nomeadas quatro: a romaria de Santo Antão da Barca (Alfândega da Fé), os sete passos de Freixo, a romaria de Nossa Senhora do Naso, em Miranda, e a romaria de Nossa Senhora da Assunção, no concelho de Vila Flor.
Também na categoria de rituais e costumes, o distrito tem quatro nomeações: festas do Charolo de Outeiro (Bragança), o entrudo de Santulhão (Vimioso), o dia dos Diabos em Vinhais e o Santo Estevão de Ousilhão, também em Vinhais.
Em músicas e danças, o distrito tem três nomeações: os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, os gaiteiros de Miranda e os pauliteiros da mesma cidade.
Nas festas e feiras estão nomeadas a noite dos bombos de Mirandela, a feira dos Gorazes de Mogadouro e a feira do fumeiro de Vinhais.
Finalmente na categoria dos artefactos, o distrito tem três candidaturas nomeadas, duas do concelho de Miranda do Douro: as navalhas de Palaçoulo e as facas da mesma aldeia. Bragança tem nomeada a gaita-de-foles transmontana.
Jornalista: Fernando Pires
Slider