O Município de Boticas vai avançar com um projeto inovador de valorização e promoção do património natural, cultural e gastronómico local, através da criação do “Roteiro Turístico do Concelho de Boticas”, uma iniciativa que pretende qualificar e modernizar a oferta turística do território.
A operação foi aprovada no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-60 – Produtos Turísticos Sub-Regionais e Locais (IT) e prevê a criação de roteiros temáticos, uma base de dados georreferenciada, uma plataforma digital, uma aplicação móvel (APP) e a instalação de quiosques interativos, colocando a tecnologia ao serviço da promoção turística.
O projeto tem como principal objetivo estruturar uma oferta turística integrada e organizada, através da identificação, inventariação e georreferenciação dos principais pontos de interesse do concelho. Entre os elementos contemplados estão o património natural e cultural, trilhos e miradouros, estruturas de turismo de natureza, unidades de alojamento, restauração, experiências turísticas e produtos endógenos.
Um dos aspetos diferenciadores da iniciativa é a integração de um módulo de segurança digital na aplicação móvel, que permitirá aos visitantes comunicar situações anómalas, partilhar a sua localização em tempo real e acionar mecanismos de apoio, de acordo com protocolos previamente definidos, reforçando a segurança e a confiança de quem visita o território.
Com um investimento elegível de 92.127 euros, o projeto beneficia de uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 78.307,95 euros, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85%.
Com esta aposta, o Município de Boticas pretende reforçar a identidade territorial, promover um turismo sustentável e posicionar o concelho como um destino autêntico e competitivo no contexto turístico regional, valorizando os seus recursos e proporcionando experiências diferenciadoras a quem o visita.
A Redação,
Foto: CM Boticas



















