A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) reuniu-se na passada quinta-feira, 20 de novembro, nos Paços do Concelho de Boticas, para analisar e votar os Planos de Fogo Controlado (PFC) referentes à aldeia de Nogueira e à freguesia de Dornelas, documentos técnicos elaborados pelo Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A sessão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, contou com representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Boticas, dos Bombeiros Voluntários de Boticas e de várias entidades envolvidas na gestão e prevenção de fogos rurais.
Os Planos de Fogo Controlado têm como principal objetivo a realização de queimadas planeadas em condições rigorosamente definidas, contribuindo para a criação de áreas estratégicas de gestão de combustível, conforme a orientação do ICNF. Esta ação visa reduzir o risco de incêndios de grande dimensão, promovendo uma paisagem rural mais resiliente.
Após análise detalhada, os dois PFC foram aprovados por unanimidade pelos membros da Comissão.
A reunião incluiu ainda um balanço da época de incêndios deste ano e uma atualização sobre o estado da monitorização das armadilhas de vespa asiática no concelho.
A Câmara Municipal de Boticas reforçou, no final dos trabalhos, o compromisso de continuar a trabalhar de forma articulada com todas as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, garantindo uma resposta eficaz e preventiva face aos desafios que se colocam ao território.

A Redação,
Fotos DR

IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPROVA DE VINHOS MONT’ALEGRE REÚNE APRECIADORES NA MERCEARIA BY PALADARES TRANSMONTANOS EM CHAVES
Próximo artigoSANTO ALEIXO RECEBE 1.ª PROVA DE VINHOS VERDES EM AMBIENTE DE GRANDE FESTA POPULAR