O Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade foi palco, na passada sexta-feira, 5 de dezembro, da apresentação pública dos primeiros resultados do projeto “Ativar – Comunidades locais e as origens da paisagem agrícola do Barroso”, uma iniciativa financiada pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A sessão abriu com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, que sublinhou a relevância estratégica do projeto para o território. “Este é um trabalho necessário para conhecermos melhor o nosso património, aprofundarmos as nossas raízes e valorizarmos ainda mais a história e identidade do Barroso”, afirmou o autarca.
Liderado pela ERA Arqueologia, o projeto reúne um consórcio que envolve os municípios de Boticas e Montalegre, tendo como principal objetivo a ativação socioeconómica e turística do património cultural ligado aos castros, estruturas ancestrais que moldaram a paisagem e o modo de vida barrosão.
Os primeiros resultados agora apresentados resultam de levantamentos topográficos e métodos geofísicos não invasivos, que permitiram identificar novas estruturas nos castros de Carvalhelhos e Sapelos. Estes trabalhos incluem ainda a recolha de memórias locais e a delimitação rigorosa dos 55 castros existentes na região, considerados a raiz remota do Barroso, reconhecido como Património Agrícola Mundial.
A ambição central do projeto passa por ativar a memória coletiva associada a estes sítios, produzindo conteúdos biográficos baseados na tradição oral e no património material, com vista à valorização e proteção deste legado arqueológico singular.
Com conclusão prevista para 2026, o “Ativar” prevê ainda o lançamento de um site oficial, a criação do “Atlas dos Castros do Barroso”, uma plataforma digital dedicada ao mapeamento e interpretação destes espaços, e a produção de vídeos documentais e reconstruções animadas em 3D, que permitirão ao público compreender de forma inovadora a história e a evolução da paisagem agrícola barrosã.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Fotos: CM Boticas























