A XXVIII Feira Gastronómica do Porco de Boticas, realiza-se entre os dias 08 e 11 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Boticas, e tem vindo a afirmar-se como um dos principais certames do norte do país dedicados à carne e ao fumeiro tradicionais. No segundo dia do evento, a organização destacou a forte afluência de visitantes, mostrando-se satisfeita com a adesão do público e com a procura consistente pelos produtos regionais.

Entre os artigos mais procurados, sobressaem a alheira e a chouriça, embora a qualidade de todo o fumeiro e da carne apresentada tenha sido igualmente valorizada, beneficiando do frio intenso que contribuiu para aprimorar os produtos. Os expositores salientam ainda a fidelidade dos clientes, muitos dos quais compram não só durante a feira, mas ao longo de todo o ano.

À conversa com o Canal N, Carlos Alves que vem de Felgueiras com um grupo de amigos, clientes todos os anos, “é das melhores feiras do país. Todos os anos, o nosso grupo tem aumentado e vimos sempre consumir aqui o bom produto, e compramos para levar para casa. É uma animação, e para nós já é tradição vir à feira de Boticas, somos sempre bem recebidos, vamos de coração quente e barriga cheia”, afirmou.

⁠Também Francisco Rodrigues, natural do conselho de boticas, mas radicado no estrangeiro, já tenta conciliar as férias para poder estar no evento que já é conhecido além fronteiras, “por vezes abdico das festas do Natal e fim de ano, para poder estar na feira do fumeiro. É uma festa, uma oportunidade pra matar saudades dos amigos e família, além de que relembramos o que era o fumeiro dos nossos pais e avós. Se pudesse levava um camião de fumeiro para França…”

A atração de novos produtores para o setor, num concelho que enfrenta desafios como o envelhecimento populacional e a dificuldade em cativar jovens para a produção de fumeiro, são um preocupação para o Executivo Municipal. Embora ainda em fase de estudo, a autarquia pensa em medidas de apoio à suinicultura e incentivos para jovens produtores, procurando assegurar a continuidade desta tradição económica e cultural.

Para os produtores que ainda resistem, este tipo feiras são cruciais para a divulgação, promoção e preservação dos produtos locais, assegurando a continuidade de uma tradição económica e cultural enraizada na região.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Boticas

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMESÃO FRIO RECEBE 7.ª REUNIÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS DO DOURO