A Comissão Municipal de Proteção Civil esteve reunida, no edifício dos Paços do Concelho, na passada quarta-feira, dia 28 de maio, tendo como principal ponto da ordem de trabalhos a aprovação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) de Boticas, que define o modo de atuação de vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações da Proteção Civil a nível municipal.

O intuito deste Plano é prever os cenários suscetíveis e espectáveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional e os procedimentos a seguir para uma melhor resposta à emergência.

Este plano é de âmbito geral, revisto para enfrentar a generalidade das situações de emergência que se admitem para o território do Município de Boticas.

O Município está sujeito a uma multiplicidade de riscos naturais, tecnológicos e mistos que se podem expressar em qualquer altura. No entanto, aqueles que, pelas características do Município, são mais relevantes são o risco de incêndio rural.

O PMEPC de Boticas foi revisto de acordo com as diretivas emanadas pela Comissão Nacional de Proteção Civil (Resolução nº 30/2015, de 7 de Maio) e seguiu o disposto no artigo 50º da Lei 27/2006, de 3 de julho (Lei de Bases da Proteção Civil), na redação dada pela Lei Orgânica 1/2011, de 30 de novembro e pela Lei n.º 80/2015, de 3 de agosto, que republica o diploma.

Trata-se de uma obrigatoriedade legal e o PMEPC será agora colocado em consulta pública.

A redação
Foto: DR

Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorMONTALEGRE CELEBRA A CULTURA NA 24ª FEIRA DO LIVRO
Próximo artigoVÍDEO: III EDIÇÃO DA FESTA DOS VINHOS BRANCOS NA PRAÇA EM MURÇA