Localiza-se no centro histórico da cidade, na Rua Abílio Beça, para “assegurar o apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, divulgou a autarquia.

O novo serrviço foi adquirido no âmbito do processo de transferência de competências para as autarquias, na área de Ação Social, e foi inaugurado na passada segunda-feira.

“O município de Bragança assume este compromisso de forma séria e fará tudo para responder da melhor forma às necessidades do setor social. Nesse sentido, trabalhámos tanto ao nível técnico, com a alocação de recursos humanos especializados, como logístico, num espaço central da cidade e com todas as condições necessárias para prestar um serviço público de qualidade”, referiu presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

O SAAS tem como objetivos garantir o atendimento e acompanhamento social da população em situação de maior fragilidade social; desenvolver mecanismos de autonomia e reforço das redes de suporte familiar e social; prevenir situações de vulnerabilidade social (pobreza, exclusão social, entre outros); Informar, aconselhar e/ou encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; e mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Em comunicado, o município explica que passará a disponibilizar os “serviços de atendimento no âmbito de ação social, acompanhamento de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e encaminhamento para respostas sociais adequadas”, no antigo edifício da Junta de Freguesia de Santa Maria (Rua Abílio Beça, 16). O atendimento presencial decorrerá de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Esta ação centra-se em residentes no município de Bragança, sejam eles indivíduos ou agregados familiares em situação socioeconómica de comprovada vulnerabilidade.

Foto: CM Bragança

Slider