A cidade de Bragança será palco da 2.ª edição do seminário “Neurodiversidade e Inclusão”, que se realizará no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança sábado dia 10 e sábado dia 17 de maio.
Esta iniciativa, promovida pelo Hospital Privado de Bragança, em parceria com o Hospital Terra Quente e o Hospital Privado de Chaves, reforça o compromisso destas instituições com a inclusão e o respeito por cada pessoa.
O seminário tem como objetivo promover a consciencialização para a necessidade de uma sociedade mais inclusiva e empática. Durante os dois dias do evento, será abordado o conceito de neurodiversidade, com o intuito de explorar ideias preconcebidas sobre o que é considerado “normal”, e serão também debatidos temas como o autismo, as perturbações do desenvolvimento intelectual, entre outras condições.
Charlotte Coelho, psicóloga clínica e membro da organização, afirma que “a neurodiversidade é o que nos torna humanos. Precisamos de repensar os nossos modelos e construir espaços onde todos tenham oportunidade de desenvolver o seu potencial.”
O seminário contará ainda com a presença de especialistas de renome, como Miguel Palha, Ana Castro Santos e João Faria, bem como do escritor e comunicador Pedro Chagas Freitas.
A participação é gratuita e as inscrições já se encontram abertas.