O Município de Bragança alertou para o agravamento do risco hidrológico no concelho, na sequência de um aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Em causa está o “aumento significativo dos níveis hidrométricos e dos caudais do rio Douro e dos seus afluentes”, devido à precipitação registada e à previsão meteorológica para estes dias.
Segundo informação transmitida pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, apesar de não haver ocorrências relevantes até ao momento, a situação poderá provocar inundações em zonas urbanas e rurais, cheias por transbordo de cursos de água, instabilidade de vertentes (como deslizamentos e derrocadas) e perigos na circulação rodoviária, incluindo “pisos escorregadios” e “formação de lençóis de água”.
Face ao cenário, a autarquia pede à população que retire bens e viaturas de áreas inundáveis, proteja animais e rebanhos, evite atravessar zonas submersas e não realize atividades junto a linhas de água, especialmente em locais com histórico de cheias. O município recomenda ainda que os residentes se mantenham informados e sigam as orientações das autoridades.
O Serviço Municipal de Proteção Civil garante que está a acompanhar a evolução da situação “de forma contínua”, em articulação com a ANEPC e os restantes agentes de proteção civil.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















