O Município de Bragança alertou para o agravamento do risco hidrológico no concelho, na sequência de um aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Em causa está o “aumento significativo dos níveis hidrométricos e dos caudais do rio Douro e dos seus afluentes”, devido à precipitação registada e à previsão meteorológica para estes dias.

Segundo informação transmitida pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, apesar de não haver ocorrências relevantes até ao momento, a situação poderá provocar inundações em zonas urbanas e rurais, cheias por transbordo de cursos de água, instabilidade de vertentes (como deslizamentos e derrocadas) e perigos na circulação rodoviária, incluindo “pisos escorregadios” e “formação de lençóis de água”.

Face ao cenário, a autarquia pede à população que retire bens e viaturas de áreas inundáveis, proteja animais e rebanhos, evite atravessar zonas submersas e não realize atividades junto a linhas de água, especialmente em locais com histórico de cheias. O município recomenda ainda que os residentes se mantenham informados e sigam as orientações das autoridades.

O Serviço Municipal de Proteção Civil garante que está a acompanhar a evolução da situação “de forma contínua”, em articulação com a ANEPC e os restantes agentes de proteção civil.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorCONSULTA PÚBLICA DO PLANO NACIONAL DE RENOVAÇÃO DE EDIFÍCIOS ABRE ATÉ 20 DE FEVEREIRO
Próximo artigoDOIS MINUTOS PARA DIREITOS HUMANOS: PORTUGAL MOBILIZA SOLIDARIEDADE COM CONSIGNAÇÃO DE 1% DO IRS