Os distritos de Bragança e Vila Real estão hoje sob perigo máximo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No total, quase 30 concelhos, sobretudo nas regiões do interior norte e centro, enfrentam este nível crítico de risco.

O risco máximo de incêndio é o mais grave numa escala de cinco níveis definida pelo IPMA e resulta da combinação de fatores como temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação nas últimas 24 horas. A situação deverá manter-se nos próximos dias.

Além disso, Bragança e Vila Real estão sob aviso amarelo até às 18 horas desta terça-feira, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas. Este aviso, embora o menos severo da escala do IPMA, indica condições meteorológicas que podem representar riscos para certas atividades ao ar livre.

Para o dia de hoje, é esperado céu limpo, vento forte nas terras altas e temperaturas ainda elevadas, o que agrava o risco de propagação de incêndios em zonas mais vulneráveis. Apesar de estar prevista uma ligeira descida da temperatura no Norte, o calor acumulado, associado à secura do solo e à intensidade do vento, mantém estas regiões sob vigilância máxima nas próximas horas.

Jornalista: Micaela Costa

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina