A ligação aérea que liga Trás-os-Montes ao Algarve pode estar em risco, isto porque o contrato de exploração termina já no final de fevereiro (dia 28). Por esse mesmo motivo, o município de Bragança exige, ao Governo, a apresentação “imediata de soluções, concretas e objetivas” que permitam a manutenção desta ligação aérea.

O contrato de exploração da linha aérea entre Bragança- Vila Real- Viseu- Cascais e Portimão termina daqui a pouco mais que um mês, dia 28 de fevereiro, situação que não alegra muito a autarquia de Bragança.

Posto isto, “vimos exigir, por parte do Governo, a apresentação imediata de soluções, concretas e objetivas, que permitam a manutenção da ligação aérea Bragança, Vila Real, Viseu, Tires, Portimão, sem interrupção temporal, após o término da vigência do atual contrato de concessão, que ocorre no próximo dia 28 de fevereiro de 2024” refere o município de Bragança, em comunicado enviado à redação do Canal N.

Esta medida surge depois de “até à data, não foi, ainda, lançado, por parte do Governo, nenhum concurso público, para nova concessão da linha aérea”, situação que aflige o autarca de Bragança uma vez que a ligação aérea demonstra-se “fundamental para a coesão territorial e para o desenvolvimento socioeconómico das diferentes regiões abrangidas pela carreira aérea em questão”.

De salientar que a operadora que até agora efetua a ligação já se demonstrou indisponível para manter a ligação aérea após a data do fim do contrato.

No ano de 2023 foram transportadas cerca de 13 mil passageiros, “o que representa uma taxa de ocupação de 75%, com tendência ascendente de procura, por parte dos utilizadores, demonstrando a importância crescente da referida ligação” explica o comunicado.

Bragança reforça que esta situação “só está a acontecer por falta de planeamento, sentido de responsabilidade, interesse ou até por desprezo do Governo, para com as populações das regiões que beneficiam desta ligação, em particular com a população do distrito de Bragança”.

A pensar na população, a autarquia reivindica ao Governo medidas “imediatas”, “concretas” e “objetivas” que permitam a manutenção da ligação aérea Bragança-Portimão, sem interrupção temporal, após o termino do presente contrato.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina