Bragança celebrou, no sábado, dia 7 de setembro, a memória e o legado do Professor Adriano Moreira, figura incontornável da cultura, do pensamento e da academia portuguesa, através de um programa de iniciativas que reuniu familiares, representantes institucionais e a comunidade.
A homenagem iniciou-se na Biblioteca Municipal de Bragança, com a conferência “Adriano Moreira, um legado para o futuro – a necessidade de um Conceito Estratégico Nacional”, proferida pelo Tenente-general Marco Serronha, e com a intervenção “Adriano Moreira e a Faculdade de Direito de Lisboa”, pelo Professor Eduardo Vera-Cruz.
Seguiu-se a entrega da Medalha de Ouro da Faculdade de Direito de Lisboa à família do homenageado, num gesto de reconhecimento da ligação de Adriano Moreira à academia, e a assinatura do auto de receção do legado final do Professor à Biblioteca Adriano Moreira, que ficará responsável pela preservação da sua obra e pensamento.
As celebrações encerraram com uma Eucaristia, na Igreja da Antiga Sé.
Um dia dedicado a sublinhar a dimensão intelectual e humanista de um transmontano que marcou profundamente a vida nacional.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Bragança


