Bragança vai ser palco da IV Jornadas em Feridas, no próximo dia 22 de maio, no Auditório Eng. Alcínio Miguel. Organizado pela Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega, este encontro da área da saúde pretende promover a partilha de experiências, reforçar a formação contínua dos profissionais de saúde e fomentar a reflexão sobre os principais desafios na prevenção e tratamento de feridas.
Este ano o evento dará especial destaque às úlceras por pressão, um problema clínico cada vez mais prevalente e que exige uma abordagem técnica e multidisciplinar.
Após o sucesso da última edição que contou com lotação esgotada, a organização espera repetir o sucesso e manter o elevado nível de participação.
Entre os destaques do programa está uma mesa-redonda dedicada à realidade regional das úlceras por pressão, com a presença de profissionais de vários níveis de cuidados de saúde. A programação mantém o caráter prático e formativo, apostando em momentos de discussão e aprendizagem ativa.
Estão ainda previstos três workshops temáticos: Nutrição em utentes com Úlceras por Pressão, Superfícies de Alívio de Pressão e VACUTEX, e Opções Terapêuticas, que visam dotar os participantes de ferramentas atualizadas no tratamento de feridas complexas.
A iniciativa promete reforçar o compromisso da região com os cuidados de saúde de qualidade e baseados na evidência.