Bragança vai ser palco, no dia 28 de outubro, do I Meeting NSL — Vidas Mais Longas, Sociedades Mais Saudáveis, uma iniciativa promovida pela Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no âmbito do Projeto Novas Sociedades Longevas (NSL).
O encontro vai reunir mais de duas dezenas de investigadores das áreas da saúde, ciências sociais, educação, desporto e inovação, que irão apresentar os primeiros resultados dos seus trabalhos e debater os desafios e oportunidades da longevidade. Esta iniciativa, pretende promover a reflexão científica e interdisciplinar sobre o envelhecimento, valorizar a investigação aplicada à melhoria da qualidade de vida e contribuir para a construção de sociedades mais saudáveis e resilientes. As comunicações apresentadas durante o evento serão reunidas num livro coletivo, com capítulos temáticos assinados pelos investigadores do projeto, a publicar com ISBN próprio e a divulgar através da rede NSL e dos parceiros institucionais.
O programa inclui debates sobre temas como a redefinição da velhice e o papel da gerontologia, a importância de ambientes de trabalho saudáveis, a biomedicina ao serviço do envelhecimento, nutrição e longevidade, genética e envelhecimento, exercício físico, adesão terapêutica e qualidade de vida. O encontro terminará com uma reflexão sobre o futuro das sociedades longevas em Portugal e na Europa.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do link https://forms.gle/WhKXyz24xVEh4Ws57.
Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Interreg VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o Projeto Novas Sociedades Longevas (0137_NSL_6_E) tem vindo a destacar-se pelo seu contributo na investigação e inovação social sobre o envelhecimento ativo e saudável.
Com este primeiro meeting, Bragança reforça o seu papel como referência nacional e transfronteiriça na reflexão científica sobre vidas mais longas e sociedades mais equilibradas.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: ESSa-IPB