A capital do distrito transmontano regista um dos preços da habitação mais baixo, sendo mais favorável a compra do que o arrendamento, refere o estudo “Acessibilidade à Habitação em Portugal” da imobiliária da Century 21.

Depois de uma análise comparada entre os valores de arrendamento e de aquisição para uma casa de 90 metros quadrados, os dados referem que nas capitais de distrito, o valor de um apartamento desse tamanho varia entre os 375.480 euros em Lisboa e os 59.040 euros na Guarda. Sendo que, a média nacional situa-se nos 152.159 euros.

O estudo sublinha ainda que “tendo em conta os indicadores do valor do mercado dos imóveis e as taxas de juro, as prestações do crédito para a compra de uma casa de 90 metros quadrados oscilam entre os 208 euros na Guarda e os 1.322 euros em Lisboa, seguida do Porto, com 881 euros”.

A conclusão é que comprar casa é mais barato do que arrendar em todas as capitais de distrito, com excessão de Lisboa. Em Bragança, por exemplo, o cenário apresenta-se mais positivo e acessível com a aquisição de uma habitação, isto “com os 90 m² padrão a representarem uma mensalidade de 200 euros e uma taxa de esforço de 15%”, refere o estudo, tendo em conta que um rendimento médio líquido mensal por agregado ronde os 1.359 euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Porque “arrendar a mesma área faria disparar o custo mensal para 513 euros, com uma taxa de esforço na ordem dos 38%, acima da desejada. Quer isso dizer que arrendar implicaria gastar mais 14% do que o aconselhado, enquanto adquirir ficaria a metade (-53%) da capacidade financeira máxima para aceder à habitação”.

Recorde-se que em dezembro de 2022, o Idealista também realizou um estudo, onde foram indicadas as localidades onde seria mais barato comprar casa. No top 5 constava o distrito de Bragança com Macedo de Cavaleiros (704 euros/m²) já no distrito de Vila Real, o valor mais baixo era registado em Valpaços (629 euros/m²).

Jornalista: Rita Teixeira

Slider