O município de Bragança exige, por parte do Governo, a apresentação imediata de soluções que permitam a realização integral de análises, no âmbito da Saúde Animal, de forma a continuar a garantir a saúde pública.

Portugal tem vindo a aplicar diferentes programas de erradicação e vigilância de doenças dos animais e ações de controlo para a prevenção das doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), designadamente em bovinos, ovinos e caprinos, tendo como objetivo a classificação de explorações e áreas não afetadas pelas doenças.

A atividade pecuária continua a revestir-se de grande importância para a coesão territorial, dinamização da economia local e sustentabilidade ambiental, contribuindo, ainda, para a fixação das populações rurais, nomeadamente dos mais jovens. Por esse mesmo motivo, Bragança reivindica, ao Governo, a aquisição de serviços de análise, no âmbito da sanidade animal, para dar cumprimento aos planos de erradicação de doenças, um pedido já há muito solicitado.

A autarquia de Bragança relembra que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou o Concurso Público Internacional, para aquisição de serviços de análises supra referidas, em Diário da República “apenas no dia 14 de dezembro de 2023” e explica que “o incompreensível atraso na publicação do concurso e a ainda não contratação do prestador de serviços, está a impedir, desde 1 de janeiro do presente ano, a colheita integral de amostras”.

O município prevê que esta situação se possa prolongar até ao final do primeiro trimestre do ano, “situação que põe em causa o cumprimento do Plano de Erradicação para 2024 e, consequentemente, a sanidade animal e, em última instância, a saúde pública”.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMIRANDA DO DOURO PALCO DE FESTIVAL CULTURAL ONDE AS TRADIÇÕES GANHAM DESTAQUE
Próximo artigoCONCURSO INTERNACIONAL DISTINGUE AZEITES TRANSMONTANOS