Este sábado, assinala-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) leva a ciência a mais de meia centena de crianças e jovens apoiadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) nas cidades de Vila Real e de Peso da Régua.

Daniela Pinheiro e Mariana Fernandes, investigadoras do Centro de Química de Vila Real (CQ-VR), Isabel Pires e Justina Oliveira, investigadoras do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), Sara Santos, investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), e Sílvia Afonso, investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroalimentares e Biológicas (CITAB), vão dinamizar atividades lúdico-didáticas que desvendam o seu trabalho enquanto mulheres na ciência.

“Um dos livros que mais me influenciou na adolescência foi a biografia de Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um prémio Nobel. Agora, tenho esta possibilidade de mostrar como os meus trabalhos de investigação estão relacionados com o dia-a-dia e poder despertar, junto dos mais novos, a curiosidade para o mundo da ciência”, refere a investigadora Mariana Fernandes.

Além de contribuir para quebrar as barreiras impostas pela desigualdade de gênero no que diz respeito à educação e às carreiras científicas, Sílvia Afonso quer “destacar o papel da mulher na transmissão de conhecimento científico aos mais pequeninos, de forma a criar-lhes um gosto pelas ciências e inspirá-los a querer saber sempre mais ao longo da vida”.

“Este Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência enaltece o papel cada mais relevante da mulher na ciência em Portugal e pelo Mundo, no que diz respeito à produção de conhecimento científico, e permite alertar para a promoção da igualdade de direitos entre gêneros”, corrobora a investigadora Sara Santos.

Observar as diferentes fases do crescimento de um feijoeiro, descobrir a anatomia de uma árvore, analisar o interior de uma cereja e participar na experiência dos caroços dançarinos é a proposta para os mais pequeninos, na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. No Lar de Infância e Juventude “Casa da Criança”, em Peso da Régua, explorar-se-á como é que a criatividade potenciada pelo programa “Skills4Genius” influencia o desenvolvimento de jovens cientistas criativas na área das ciências do desporto. Levar o cão Loki e um microscópio para mostrar como se investiga em Medicina Veterinária (no Lar-Escola Florinhas da Neve) ou utilizar couve roxa, limões, chocolates e água para experiências químicas (na Associação de Apoio Social “O Nosso Pilar”) são outros dos desafios lançados pelas investigadoras da UTAD.

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798