O Instituto do Património Cultural propôs a classificação do cais da estação ferroviária do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, como monumento de interesse público. A iniciativa, segundo o anúncio publicado ontem no Diário da República, partiu do Presidente do Instituto Público, João Soalheiro, e foi dirigida à Ministra da Cultura.

O cais, um edifício em madeira do século XIX com cerca de 200 metros de comprimento e formato curvo, foi originalmente construído como armazém de mercadorias. Atualmente, alberga restaurantes e lojas de vinhos. Localizado junto à estação ferroviária, próximo ao caminho de ferro e uma das principais entradas da cidade, o edifício passou por uma reabilitação profunda nos últimos anos.

A proposta de classificação, segundo o DR, baseia-se num parecer emitido em julho de 2007 pelo conselho consultivo do antigo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), homologado em setembro de 2009 pelo então Ministro da Cultura.

O processo seguirá para consulta pública, que terá a duração de 30 dias úteis. As observações poderão ser enviadas à Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que deverá emitir um parecer em até 15 dias úteis.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMONTALEGRE PREPARA-SE PARA A ÚNICA SEXTA-FEIRA 13 DE 2025 COM ESPÉTACULO MÍSTICO
Próximo artigo5º GRANDE PRÉMIO DOURO INTERNACIONAL