O Prémio Escolar de Mérito Académico, lançado pela Fundação Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, destina-se aos alunos do 12º ano. O período de candidaturas decorre de 16 de agosto a 15 de setembro.

Um aluno por cada Agrupamento de Escolas, dos concelhos pertencentes à área de intervenção da Fundação Caixa CA: Alijó, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vinhais, pode receber este prémio de mérito académico.

“O objetivo é promover junto dos estudantes a valorização do estudo, da aprendizagem e da adoção de uma conduta escola positiva”, menciona a nota de imprensa enviada ao Canal N, e explica que para além dos resultados, são, também “valorizados os alunos que tenham menção do comportamento de Muito Bom”.

Desta forma, “cabe à direção de cada Agrupamento Escolar dar conhecimento ao aluno que reúna os requisitados”, depois, após a autorização do próprio, ou do respetivo encarregado de educação, se o aluno for menor, deve “efetuar a candidatura para a Fundação Caixa CA, entre 16 de agosto e 15 de setembro”:

O aluno que for distinguido em cada um dos agrupamento terá direito a um diploma e a um prémio pecuniário no valor de 700 euros. A entrega dos diplomas e prémios monetários tem lugar na sessão pública, a realizar no início do primeira período, do ano letivo seguinte, em data e lugar a designar pela organização.

“Recordamos que para além deste incentivo para os estudantes que terminam o ensino secundário e se preparam para ingressar no ensino superior, a Fundação Caixa CA também atribui bolsas desportivas a estudantes carenciados que, notoriamente, têm talento e vontade para a área desportiva, um incentivo que decorre em permanência e cujas candidaturas devem ser efetuadas pelos clubes ou associações desportivas que acolhem os atletas” relembra a fundação em comunicado.

Na área cultural a organização promove, anualmente, concursos de fotografia que privilegiam as gentes e os lugares, “com o claro intuito de valorizar o território”.

Na vertente social, “destacamos o projeto fundo social, um projeto de intervenção e apoio a população carenciada, em prol da atenuação da pobreza e da exclusão social e também o Programa de Incentivos que visa equipar instituições de apoio social com obras de beneficiação e material de natureza diversa, que se revelem importantes para a elevação dos seus níveis de funcionalidade”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Crédito Agrícola

Slider