Documento foi aprovado por unanimidade na última reunião de Câmara, a 31 de outubro, de Câmara. Nele constam as “graves consequências” da quebra de produção de castanha no concelho de Vinhais.

O município de Vinhais já tinha anteriormente exigido medidas de apoio para os produtores de castanha afetados pela quebra de produção, que ultrapassa os 50%. A autarquia explica que apesar de o documento já ter sido entregue durante a Feira da Castanha aos membros do Governo presentes, o objetivo é que seja enviado novamente a outras entidades.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que “não deixará por todos os meios de continuar a exigir que sejam tomadas medidas, tal como constam no documento, ou outras que as entidades competentes entendam para fazer face a este cenário de quebra de produção que se verifica em dois anos consecutivos”, reforça.

A quebra para além de terem sido causadas pelas alterações climáticas, esta autarquia transmontana diz que se verifica também a presença de um fungo, “afetando a qualidade e por consequência o preço”.

Pede um estudo urgente, por parte do ministério da Agricultura, para que sejam “feitos tratamentos de mitigação em relação a esta doença, para que não venham a ser afetadas a produção do próximo ano”.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Canal N/Arquivo

Slider