A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa Psicoespaço, sediada em Amarante e especializada nas áreas da Educação e Terapia da Fala, para disponibilizar um serviço fundamental às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo das instituições educativas do concelho.
Esta iniciativa surge no âmbito do compromisso do Executivo Autárquico em promover a inclusão e o desenvolvimento equitativo das crianças em idade escolar, assegurando-lhes acesso a apoio terapêutico essencial ao sucesso educativo e bem-estar emocional.
Durante o ano letivo anterior, foram realizadas reuniões com pais e encarregados de educação, bem como vários contactos com a Psicoespaço, tendo o último encontro decorrido no final de maio, com a direção da empresa, para definir os pormenores da colaboração. Em julho, realizou-se uma triagem especializada, após o levantamento feito por educadores, professores e encarregados de educação, que permitiu identificar as reais dificuldades de cada criança.
Como resultado, foram sinalizadas 32 crianças/alunos que, já no arranque do ano letivo 2025/2026, irão beneficiar deste apoio terapêutico diretamente em Freixo de Espada à Cinta, eliminando a necessidade de deslocações para fora do concelho.
A Câmara Municipal comparticipará 75% do custo das consultas de Terapia da Fala, cabendo aos pais ou encarregados de educação o pagamento do valor remanescente. No entanto, está previsto que, já no início do ano letivo seguinte (2026/2027), caso se verifique um bom nível de adesão e benefício nas crianças envolvidas, a autarquia assuma a totalidade (100%) da comparticipação.
Esta medida representa um avanço concreto e de elevado impacto social, garantindo que nenhuma criança fica para trás no seu desenvolvimento por falta de recursos, ao mesmo tempo que promove a igualdade de oportunidades e alivia os encargos logísticos e emocionais associados às deslocações.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Freixo de Espada à Cinta